sexta-feira, 20 de abril de 2012

Definidas as oitavas da Libertadores. Fluminense x Inter é o duelo brasileiro !

Corinthians vai encarar o Emelec-EQU, time que tomou a vaga do Flamengo. Santos pega o Bolívar-BOL. Vasco terá pela frente o Lanús-ARG


A fase de grupos da Taça Libertadores 2012 chegou ao fim na noite desta quinta-feira. Com a vitória de Universidad de Chile sobre o Nacional de Medellín, por 2 a 1, em Santiago, os últimos emparceiramentos da fase de oitavas de final foram definidos (datas ainda serão apontadas pela Conmebol). Dos seis brasileiros na competição, apenas o Flamengo foi eliminado. Na próxima fase, ao menos mais um representante nacional vai dar adeus à competição: o Fluminense, dono da melhor campanha da primeira fase, vai medir forças com o Internacional, que teve o pior desempenho entre os 16 classificados.
oitavas de final libertadores 2 (Foto: Reprodução/Globoesporte.com)
O jogo de ida será disputado no Beira-Rio. A definição do confronto será no Engenhão. O Fluminense jamais conquistou o título da Libertadores. Sua melhor participação foi em 2008, quando perdeu a final para a LDU. O Inter, por sua vez, acumula dois títulos, em 2006 e 2010. Hoje no Flu, o técnico Abel Braga, o volante Edinho e o atacante Rafael Sobis já ganharam a Libertadores pelo Colorado.

Dono da segunda melhor campanha da fase de grupos, o Corinthians vai dar sequência à busca por seu primeiro título sul-americano em confronto com o Emelec (o Timão joga o segundo jogo no Pacaembu). O time equatoriano esteve perto da eliminação no Grupo 2, mas um gol no último minuto, sobre o Olimpia, em Assunção, classificou o Emelec e eliminou o Flamengo da Libertadores. Esta é a 21ª vez que a equipe azul de Guayaquil joga a principal competição do continente. Sua melhor participação foi em 1995, quando perdeu nas semifinais para o Grêmio, que viria a levantar a taça naquele ano.
Atual campeão, o Santos, que também levou o título em 1962 e 1963, terá de encarar a altitude de La Paz nas oitavas de final. O Peixe terá pela frente o Bolívar, que ficou em segundo lugar no Grupo 3. O Santos encara um rival que joga a Libertadores pela 27ª vez. A melhor participação foi em 1986, quando chegou à fase semifinal. O primeiro jogo do confronto será na Bolívia. A volta, no Brasil.
Por fim, o Vasco, campeão da Libertadores em 1998, terá pela frente os argentinos do Lanús. O time grená da Grande Buenos Aires liderou o grupo que tinha o Flamengo. No confronto direto com os rubro-negros, o retrospecto do Lanús não foi bom: empate por 1 a 1 no estádio La Fortaleza e derrota por 3 a 0 no Engenhão. Esta é apenas a quarta vez que o Lanús joga a Libertadores. A melhor participação foi em 2008, quando o time argentino foi eliminado nas oitavas de final. O Vasco joga a partida de ida em São Januário e decide a sua vida na Argentina.
O caminho até a final
oitavas de final tabela libertadores (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
O sobrevivente do confronto entre Fluminense e Inter não deve ter moleza nas quartas de final. O classificado vai ter pela frente o vencedor do duelo entre Boca Juniors e Unión Española. No mesmo lado da chave está Universidad de Chile, atual campeão da Copa Sul-Americana. Se La U seguir passando de fase, pode encarar Flu ou Inter numa possível semifinal.
Na parte de baixo da chave, Corinthians e Vasco vão se enfrentar caso passem pelas oitavas. O Santos, se ganhar do Bolívar, vai ter pela frente Nacional de Medellín ou Vélez Sarsfield. O Peixe encararia o vencedor de Vasco x Corinthians numa possível semifiinal.
Vale ressaltar que, de acordo com o regulamento da Libertadores, se dois times do mesmo país chegarem às semifinais, eles necessariamente têm de se enfrentar, independentemente de sua posição na chave. No caso de três brasileiros alcançarem as semifinais, o emparceiramento será mantido conforme o descrito acima.

Nenhum comentário: