segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Você é um escravo do seu blog?

http://img2.colmeia.blog.br/posts/full/8a2f9bad88d6fb9842b919fe760eeafa.jpg

Introdução

Todo blogueiro quer ter muitos leitores. Todo blogueiro quer ser reconhecido pelo que escreve, quer ser único, quer ser conhecido e quer também que o seu blog tenha essas características. Mas tem uma hora que você começa a ficar cansado.

Você deve ter percebido que ficamos sem postagem durante quatro dias. Não tivemos postagens porque este problema também aconteceu comigo e acredito também que ela deve está afetando vários blogueiros. Por isso na postagem de hoje eu trago uma solução para este problema.

O problema

Quando se tem um blog é normal que você queira leitores. Então você dá uma pesquisada no Google, sobre “Como ter mais leitores no blog?” ou “Como ter mais visitas no blog?” e se depara com vários resultados de grandes blogueiros, que escrevem em seus metablogs dicas de como você ter sucesso com o seu blog. Criar uma conta no Twitter, página no Facebook e no Google+, feed, agregadores, leitura (muita leitura!), atualizações diárias… Depois isso vira uma rotina sem que você perceba. De repente você já não é mais um blogueiro que só queira se divertir ou passar o tempo e compartilhar os seus conhecimentos e também já não é mais um viciado na internet. Você se torna um escravo da internet. Você se torna um escravo do seu blog.

Você fica blogando somente com dois focos: leitores e reconhecimento, seu e do seu blog. Quando você chega a esse ponto… é horrível.

Você não pode querer fazer do seu blog um trabalho, uma obrigação. Blog é diversão. Tem uma hora que você já está tão cansado dessa rotina de pesquisa, leitura, de escrever artigos, de tá cuidando de toda administração do seu blog, e de toda a preocupação que você tem com ele, que dá vontade de parar de blogar.

A solução

Eu estava assim nestes dias, mas não pensei em parar de blogar. Se você está assim, a solução é a seguinte:

1º – O seu blog não pode ocupar primeiro lugar na sua vida

Estamos tão preocupados com nossos blogs que nem dormir direito dormimos. Tem gente que passa a madrugada de frente ao computador, prejudicando a sua própria saúde e bem estar. Tem gente que vai dormir e fica pensando no blog, pensando no que vai fazer amanhã, no que vai postar amanhã. Você perde grande parte do seu dia cuidando do seu blog e deixando de lado a sua vida real que automaticamente está sendo prejudicada com isso. Você começa a ficar preocupado, estressado, sobrecarregado, tudo isso por causa do seu blog.

Agora pare e pense: será que isso é necessário? Será que é necessário ter uma preocupação tão grande com algo de tão pouco valor, que foi feito com outro propósito? Não, meu amigo, não é necessário. Não vale a pena. Tem coisas na sua vida que é muito mais importante do que o seu blog e se você ficar só pensando nele quando for perceber pode ser tarde demais.

Primeiro a família, os estudos, o trabalho e as outras coisas importantes na sua vida e depois o seu blog.

2º – Esqueça o seu blog

Esqueça que o seu blog exista. Fique um dia sem entrar nele, sem acessá-lo, sem entrar nas redes sociais dele. Se isso for pouco, fique três dias, ou quantos dias achar necessário. Mas não programe postagens, se não, não adianta ficar afastado dele. Você tem ficar afastado totalmente e deixar esses dias passarem sem nenhuma postagem e sem nenhuma preocupação com o seu blog. Pode ser difícil, mas você consegue, basta se esforçar para isso.

Depois disso você perceberá que toda a sua preocupação com o seu blog era em vão, era inútil. Você perceberá que não vale a pena e perceberá também que esses dias que você ficou afastado foi ótimo para você mesmo. Você voltará a blogar, mas não da mesma forma que antes e sim mais disciplinado e com mais limites.

Conclusão

Agora volte a blogar, mas se lembrando que o seu blog não deve ocupar primeiro lugar na sua vida. A sua vida é mais importante que o seu blog. Não bloge por trabalho (a não ser que esse seja o seu objetivo), competitividade, obrigação, mas por diversão ou no propósito de compartilhar os seus conhecimentos, se não você poderá ser novamente um escravo do seu blog.

Espero que esta postagem tenha lhe ajudado.

Um comentário:

Naserra disse...

Bela matéria Felipe, aos poucos realmente nos tornamos escravos daquilo que pensamos ser indispensável mas,ao contrário, chega um momento em que somos obrigados a parar, pensar e reconhecer que nem tudo merece todo o nosso empenho; temos sim que olhar para frente e buscar soluções para os problemas do dia a dia e prestarmos a atenção para não deixarmos que a nossa diversão de blogar passe a ser um problema do nosso cotidiano. Muito oportuna essa sua matéria, seu blog está de parabéns mais uma vez.