segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Primeiro rival do Brasil, time inglês sonha com amistoso em 2014 !

Um amistoso histórico pode preceder a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O Exeter City, clube inglês que disputou a primeira partida oficial da história da Seleção Brasileira, em 21 de julho de 1914, quer reeditar o confronto exatamente 100 anos depois, no Rio de Janeiro. À época, o jogo aconteceu nas Laranjeiras, mas o palco do novo amistoso festivo poderia ser o Maracanã.

Dois dirigentes do Exeter, da terceira divisão da Inglaterra, inclusive, já estão na Cidade Maravilhosa para tentar negociar um acordo para a realização da partida. Segundo informações do Daily Mail e da BBC, ambos foram ao Fluminense para conversar com a diretoria do clube e ainda estariam em busca de parceiros para tentar viabilizar o confronto.

Time do Exeter City, primeiro rival da Seleção Brasileira (Foto: Divulgação)
Time do Exeter City, primeiro rival da Seleção Brasileira, atualmente: terceira divisão (Foto: Divulgação)

Edward Chorlton, presidente do clube, confirmou aos veículos ingleses que existe a intenção de organizar, sim, um jogo para comemorar os cem anos do confronto, que terminou com vitória brasileira por 2 a 0 (gols de Osman e Osvaldo Gomes).

- Ainda não temos garantias de que poderemos reeditar este jogo incrível, mas devemos isso a nós mesmos. Ao clube e aos torcedores. Seria importante que este centenário fosse celebrado. Os brasileiros são gentis e tenho certeza de que com a visita dos nossos embaixadores, a negociação vai progredir da melhor forma para organizarmos isso - afirmou.

O Exeter e o Brasil já se encontraram em outra oportunidade, no ano de 2004, quando o clube inglês comemorou o seu centenário. A equipe enfrentou um time de ex-jogadores brasileiros, que tinha, entre outros craques, nomes como Dunga e Careca (que marcou o gol da vitória por 1 a 0). Outro detalhe curioso é que o time utiliza como slogan a frase "Have you ever played Brazil?" ("Você já jogou contra o Brasil?") para provocar os adversários.

Projeto começou com Mano Menezes

Segundo nota no site oficial do Exeter City, foi o técnico Mano Menezes quem começou este projeto. Há um ano e meio, ele teria convidado executivos do clube para iniciar conversas sobre esta possibilidade. Depois deste primeiro contato, o clube teria conversado com representantes de canais de TV e da CBF para analisar o potencial apelo que a partida teria.

Julian Tagg, um dos dirigentes que vieram ao Rio nos últimos dias, explicou que o movimento certo visto neste momento pelos representantes do clube foi justamente viajar para o Brasil para tentar fechar um acordo.

- Por diversas razões, acreditamos que esta era a hora de irmos ao Brasil. Queremos ainda formalizar áreas de ação e potencializar o retorno financeiro. No entanto, ainda há um grande caminho entre o sonho e a realidade e não podemos nos ater a ilusões - completou.

Cartaz da partida Brasil x Exeter, em 1914 (Foto: Livro oficial da CBF)
Cartaz da partida Brasil x Exeter, em 1914, a primeira da Seleção na história (Foto: Livro oficial da CBF)

Nenhum comentário: