segunda-feira, 4 de junho de 2012

O MUNDO DÁ VOLTAS

Quem aí se lembra do frenesí que Ronaldinho Gaúcho e seu irmão e "empresário" Assis causaram no futebol brasileiro quando o mesmo deixou o Milan?

Corinthians, Palmeiras e São Paulo foram citados como interessados no ex-jogador em atividade mais badalado do mundo. Mas era óbvio pra onde ele ia né? O Grêmio, sua casa, seu time do coração, time que o formou como jogador, time pelo qual ele havia declamado seu amor e sua promessa de "um dia eu volto". Claro que foi pra lá né? Não, óbvio que não. O "empresário" começou uma
biding war, ou um leilão para ver quem dava mais pelo jogador. O Canal do Boi chegou até a adquirir os direitos de transmissão do leilão (mentira).

A diretoria do Grêmio já toda feliz e faceira montava um palco no Olímpico para apresentar o filho pródigo tornando à casa, mas foi pego de surpresa com o anuncio oficial de que o Flamengo havia contratado Ronaldinho Gaúcho. Todos ficaram muito frustrados, raivosos, rancorosos e irritados. Com toda razão, pois um homem só é tão bom quanto sua palavra, não é mesmo?

Pois bem. Estamos aqui hoje, mais de 400 voltas ao redor da Terra depois e como devem estar os ânimos em Porto Alegre? Excelentes. O Flamengo, no evento daquela apresentação, não só fez uma falácia "O Melhor no Maior do Mundo" como livrou o Grêmio da maior decepção financeira e futebolística de sua história (incluindo a queda pra série B).

Hoje, 31 de Maio de 2011, após mais de um ano de decepções, falta de ética, confusões e falta de futebol, Ronaldinho Gaúcho entrou na justiça contra seu clube por conta de salários atrasados. Tudo bem que ele tem todos os direitos do mundo de receber seu salário (por mais absurdo e insanamente supervalorizado que seja). O que se contesta é a forma com que Ronaldo e seu "empresário" cobraram seu ordenado. Um clube de futebol é uma instituição moralmente frágil. Todos os dias a imprensa mexe com a moral e com a cabeça do elenco. Como funcionário que trabalha para o bem da mesma, não se pode escancarar os reclames para a imprensa, esbravejar e deixar seu irmão roubar camisas da loja oficial, pois a peleja deixa de ser entre o Financeiro e o funcionário e passa a ser do Clube contra o Jogador. Ronaldinho Gaúcho e Assis mostraram a maior falta de ética do futebol brasileiro desde Adriano indo à justiça contra o Corinthians reclamando que foi prejudicado (opa, isso faz pouco tempo).

A novela vai estender-se por algum tempo e no final das contas o Flamengo vai perder o jogador, vai ter que pagar o que deve e ainda provavelmente vai sair no prejuízo com mais alguma multa. Esse é o custo de se contratar um ex-jogador em atividade que realmente acredita ser maior do que os clubes que defende. É uma aula de como fechar portas. Ninguém quer Ronaldinho no seu time, assim como aconteceu com seu grande amigo Adriano.

Agora vai começar a temporada de especulações sobre o destino de Ronaldinho Gaúcho. Já adianto para os amigos Paulistas, Paranaenses e Mineiros que não vai rolar. São Paulo é muito caótica. Curitiba é muito certinha e Belo Horizonte é muito longe do mar. Porto Alegre nem se fala. Ele é persona non grata no lado azul, e o lado vermelho é bem administrado demais pra entrar numa furada dessas. Onde sobra? Ele pode trocar de bairro no Rio de Janeiro, mas vai ser difícil andar pela cidade sem ser intimidado pela horda furiosa de Flamenguistas. O nordeste seria uma boa parada. Menos responsabilidade, belas praias e muito carnaval, mas falta o dinheiro para levá-lo.



http://www.futebolisticos.com/2012/05/o-mundo-da-voltas.html
 

Nenhum comentário: