O esporte amador tem espaço destacado dentre as políticas públicas criadas e mantidas pela Prefeitura de Natal. Prova disso é o calendário esportivo criado pela administração municipal que vem sendo cumprido desde o início do ano e vai se estender até dezembro. O calendário é diversificado. Nada menos que 23 modalidades fazem parte dele, o que movimenta atletas de toda a cidade.
Da programação da Prefeitura para este ano, constam 84 competições, das quais 65 já foram realizadas. Futebol masculino e feminino, ciclismo, voleibol, taekwondo, badminton, capoeira, luta olímpica, karatê, judô, beach soccer, basquete, handebol, xadrez, futsal, surf, beach handebol, corrida de rua, frescobol, vôlei de praia e desporto paraolímpico estão entre as modalidades inseridas no calendário oficial, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL).
O trabalho da Prefeitura focou a diversificação das modalidades com o objetivo de abrir espaço para todos os tipos de esporte, valorizando principalmente a revelação de novos atletas. Além disso, a capital potiguar conseguiu atrair grandes eventos, como a Copa do Mundo de Futebol, uma edição do UFC, a Supercopa de Futebol sub-17 — com grandes times do Brasil como Palmeiras, Vitória (BA) e Santa Cruz (PE) —, uma etapa do Circuito Banco do Brasil de vôlei de praia e, mais recentemente, o amistoso internacional de vôlei masculino entre Brasil x Argentina que lotou o ginásio Nélio Dias.
Até o final do ano, muita coisa ainda vai acontecer em matéria de esporte em Natal. O futebol tem papel central, com a realização das finais da Copa Nossa Cidade, na categoria sub-15. A competição reúne 45 equipes das quatro regiões administrativas da cidade e conta com a participação de 1.110 atletas. A bola vai rolar também na copa dos Campeões de Bairros. Este é um dos torneios mais emocionantes do calendário municipal e começará no próximo dia 15 de novembro. As finais desses dois campeonatos estão programadas para acontecerem no dia 19 de dezembro.
Outra modalidade que ganhou espaço significativo no calendário de eventos esportivos da Prefeitura do Natal foi o ciclismo. A equipe da SEL apostou nessa prática esportiva e acertou em cheio. Uma vez ao mês, geralmente no último final de semana, acontece o “CicloNatal”, passeio que congrega os amantes das “magrelas” e percorre as ruas das comunidades determinadas pela organização do evento.
A última edição do CicloNatal foi um sucesso e teve a participação recorde de 500 ciclistas. Como a aceitação do público foi muito positiva, a SEL planeja fazer em dezembro um evento de maior porte, com passeios nas quatro regiões da cidade, simultaneamente. “A nossa intenção é fazer uma grande confraternização no final do ano para celebrar o sucesso desse evento”, antecipa o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Eduardo Machado.
O prefeito Carlos Eduardo também comemora a aceitação do calendário esportivo municipal por parte da população. Ele disse que, apesar de todas as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelos entes federativos no Brasil, a Prefeitura tem apoiado os atletas, técnicos e federações. Essa decisão administrativa, prossegue o prefeito, se dá em reconhecimento à importância da prática esportiva e à opção por direcionar a gestão a agir como incentivadora do esporte, sobretudo para os jovens moradores das comunidades mais carentes de Natal. “Diversificando o nosso calendário de eventos esportivos, ajudamos a democratizar e ampliar as opções para os atletas e para as comunidades”, observa ele.
Luiz Eduardo Machado cita outro aspecto inerente ao apoio administrativo da Prefeitura ao esporte: as reformas de campos e quadras poliesportivas pela cidade. A gestão municipal está investindo na reforma de 47 praças esportivas e já entregou diversas delas à população. "Até o final do ano, nós deveremos entregar às comunidades 10 novos equipamentos esportivos. Todas as regiões de Natal estão sendo contempladas com quadra de esportes ou campo de futebol. Mais um sinal da valorização que a Prefeitura dá ao esporte amador", avalia o secretário.
Fonte; http://g1.globo.com/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário